top of page
Search

A securitização no Brasil

Atualmente, vê-se uma expansão do uso da securitização para diversos setores da economia no Brasil, considerando-se especialmente os altos custos do financiamento bancário tradicional. 


Entretanto, o mercado de securitização internacional já teve em seu histórico de desenvolvimento muitas falhas, nomeadamente na crise dos subprime em 2008. Nesse contexto, a International Organization of Securities Commissions (IOSCO) vem ao longo dos anos reafirmando a importância da securitização para o crescimento econômico dos países.


A entidade recomenda aos reguladores o reforço na transparência nas operações de securitização, destacando a importância de uma divulgação de informações de forma clara e efetiva aos investidores.


No Brasil, a regulação da CVM em torno do principal veículo de securitização do país, o FIDC, passou por seguidos aprimoramentos para torná-lo mais transparente e seguro. Além disso, a prática da indústria no Brasil utiliza o mecanismo da aquisição de valores mobiliários subordinados ou da coobrigação na cessão do crédito pelo originador, o que estabelece a retenção de risco na operação e vai de encontro a uma das recomendações da IOSCO.


 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page